Membros

Pesquisadores

Elaine Marlova Venzon Francisco
(http://lattes.cnpq.br/6185657488221759)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1981), especialização em Sociologia Rural pela UCS (1985), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa de Estudos de Trabalho e Política da Faculdade de Serviço Social/UERJ. É tutora do Programa de Educação Tutorial - PET da Faculdade de Serviço Social/UERJ desde março de 2010.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia fabril, comissões de fábrica, gerenciamento de recursos humanos, consórcio modular e processos de trabalho do assistente social.

Linhas de pesquisa
- Formas de Organização e Sentidos do Trabalho na Produção Capitalista
- Reestruturação produtiva e ação sindical
- Trabalho Política e Lutas Sociais
- Trabalho Sociabilidade e Serviço Social



Isabel Cristina da Costa Cardoso
(
http://lattes.cnpq.br/8273858410645942)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , atuando principalmente nos seguintes temas concernetes à relação cidade e trabalho: reestruturação produtiva e transformações do trabalho ; esfera pública e sujeitos políticos; Desenvolvimento, trabalho e questão urbana no Rio de Janeiro; trabalho, cidade e território; direito ao trabalho e direito à cidade; políticas urbanas e trabalho do Serviço Social; formas de regulação pública e privada do trabalho e do desemprego; trabalho do Serviço Social. É pesquisadora do Programa de Estudos de Trabalho e Política sediado na Faculdade de Serviço Social da UERJ e integrante da Rede de estudos, formação e ação política "Questão Urbana e Serviço Social" - REDE QUESS.

Linhas de pesquisa
- Cidade e trabalho
- Cidade, Política Urbana e Lutas Sociais
- Desenvolvimento, Território e Política
- Favela, Cidadania e Cultura Política
- Formas de Organização e Sentidos do Trabalho na Produção Capitalista
- Habitação Popular e Condições De Vida
- Trabalho, Cultura e Modos de Vida
- Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social


Maria Helena Tenorio de Almeida
(http://lattes.cnpq.br/1473221798370703)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1968), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professor visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e leciona disciplinas nos curso de graduação e pós-graduação. Foi líder do Programa de Estudos de Trabalho e Política de 2006 a 2010, atuando como procientista da referida universidade de 2003 a 2009, quando se aposentou e como bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPQ, função em que se mantématé hoje. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, desemprego, cidade, direito, esfera pública e política, serviço social e desigualdade , campos onde desenvolve pesquisas.. Sua produção é de: 10 artigos completos publicados em periódicos, 1 livro publicado, 5 capítulos de livro e 2 organizações de livro. São 77 comunicações, 16 pareceres técnicos e 1 editoração. Além de 19 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso- TCCs - na graduação, orientou também ,12 alunos de iniciação científica, fez 8 orientações de mestrado, e três orientações de doutorado, atualmente em andamento. Foram mais de 40 bancas, entre graduação e mestrado, com 16 participações em bancas de comissão julgadora.

Linhas de pesquisa
- Cidade, Política Urbana e Lutas Sociais
- Habitação Popular e Condições De Vida
- Política de habitação e Globalização da Economia
- Questão Urbana, Política de Habitação e Urbanização de Favelas
- Segregação Socioespacial, Trabalho e Serviço Social
- Trabalho, Cultura e Modos de Vida
- Trabalho Informal e Atividade Ambulante
- Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social


Rosangela Nair de Carvalho Barbosa
(http://lattes.cnpq.br/7909136036269249)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), e, pós-doutorado em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) na área de Sociologia do Trabalho. A tese de doutorado, "Economia Solidária como política pública: tendência de geração de renda e re-significação do trabalho no Brasil", obteve o Prêmio CAPES 2006, como melhor tese da área, recebendo da instituição uma bolsa pós-doutorado. A tese foi publicada pela Editora Cortez em agosto de 2007. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo ações em graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de trabalho e políticas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, desenvolvimento regional, cooperativismo, geração de renda, economia solidária e políticas sociais. Integrou o Programa de Educação Tutorial do MEC/SESu, por seleção pública de projetos, exercendo a função de tutora do Grupo de Serviço Social da UERJ entre os anos de 2006 e 2008. Editora da Revista Em Pauta da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Líder do Programa de Estudos de Trabalho e Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, inscrito como grupo de pesquisa no diretório do CNPq.Bolsista do Programa Prociência da Fundação de Amapro à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Linhas de pesquisa
- Desenvolvimento, Território e Política
- Formas de Organização e Sentidos do Trabalho na Produção Capitalista
- Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social



Tatiane Alves Baptista
(http://lattes.cnpq.br/4340031821982551)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Gestão do Ensino Público Superior. Desenvolve pesquisa na área de políticas públicas para a juventude, o trabalho e a educação.

Linhas de pesquisa
- Trabalho, Cultura e Modos de Vida
- Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social




Alunos

Alessandra de Alcantara Azeredo
Ana Paula Basilio da Silva
Andressa Cristina Pilar Ribeiro
Ártemis Garcia Marinho
Bruna de Oliveira da Silva
Carolina Novaes Roza
Cristiane Queiroz Leite Carvalho
Daniele Batista Brandt
Débora de Souza Santos Madeira
Eduardo de Oliveira Garcia
Esther Guedes da Silva
Everton Werneck de Almeida
Gabriella Berçot Barroso de Morais
Gracielle Fernanda do Nascimento Azeredo
Helenice Pereira Sardenberg
Isabel Cristina de Moraes Cordeiro
João Pedro Rodrigues
Karine Fernandes de Souza
Marco José de Oliveira Duarte
Ormezinda Maria Muniz Riibieiro
Paula Cunha Guimarães Batatel
Priscila Conceição da Silva
Roberta de Melo Valentim
Roberto Coelho do Carmo
Tatiene Tamer Pinto Vilela
Thayana Christina Oliveira de Castro
Thays da Conceição Guimarães Barros
Thays Ribeiro da Silva
Verônica Alves Carvalho Nogueira