quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cúpula dos Povos - Rio +20

Megaeventos esportivos, conflitos fundiários urbanos e os processos de luta para a garantia de direitos na área portuária do Rio

Data: 22 de Junho 15 às 17 h –
Local: Tenda Fundação Ford
Aterro do Flamengo, MAM
Promotor: FASE
 Cúpula dos Povos
O debate pretende trazer uma análise crítica em relação ao atual modelo de desenvolvimento na região metropolitana do Rio de Janeiro, com destaque para os atuais projetos públicos e privados de intervenção urbana para a zona portuária do Rio de Janeiro, como o Projeto Porto Maravilha, Programa Morar Carioca Providência, entre outros, e os seus impactos na região metropolitana, especialmente na Baixada Fluminense.
A partir da realidade desse território, pretende-se discutir a idéia de desenvolvimento e ordem urbana e os processos atuais que reforçam e intensificam as desigualdades socioterritoriais da metrópole fluminense.
Além disso, nos importa também colocar em questão a moradia, o trabalho, a cultura, os direitos sociais, em articulação com a história social do território e os conflitos e sujeitos atuais na área portuária e na Baixada Fluminense.

Objetivo: problematizar criticamente o atual modelo de desenvolvimento em curso na região metropolitana fluminense; socializar os processos de resistência em curso na zona portuária do Rio de Janeiro diante dos inúmeros processos de violações de direito e injustiças ambientais; problematizar os efeitos deste modelo de desenvolvimento em regiões periféricas da metrópole fluminense.

Componentes da mesa:
Programa Nacional Direito à Cidade da FASE – Joana Barros (Assessora do Programa Nacional Direito à Cidade);
FASE Rio de Janeiro – Aercio de Oliveira (Coordenador do Programa Regional Rio de Janeiro).
Programa de Estudos de Trabalho e Política da Faculdade de Serviço Social da UERJ – Professora Isabel Cristina C. Cardoso (Doutora em Sociologia; Coordenadora do Projeto de Extensão “Direito à Cidade, Política Urbana e Serviço Social” pela FSS/UERJ).